sábado, 7 de março de 2009

Reunião com professores - balanço

Da reunião que juntou pais e professores, realizada no passado dia 4, não resultou qualquer novidade. Ou seja, as actividades que haviam sido canceladas por decisão dos professores continuam canceladas, continuando estes a argumentar que estão sobrecarregados de trabaho devido à implementação do modelo de avaliação dos docentes.
Foi realçado, por diversos pais, o facto da Associação de Pais não ter tido conhecimento das intenções dos professores antes da realização do conselho pedagógico onde foi confrontada com a decisão tomada e que tudo poderia ser diferente se os professores tivessem escutado a opinião dos pais ainda antes de decidirem. Levantou-se também a questão de os pais poderem substituir os professores em algumas das actividades canceladas. Apesar disso, não foi demonstrada pelos professores e pelo conselho executivo do Agrupamento, qualquer abertura a esta possibilidade de os pais auxiliarem os professores na realização de algumas das actividades, nomeadamente nas visitas de estudo. Ao que nos foi explicado, a legislação obriga a que haja um professor por cada dez crianças em cada visita de estudo e estes não poderão ser substituídos pelos pais.
No que respeita à habitual ida à praia dos alunos do pré-escolar, esta continua cancelada. A presidente do conselho executivo do Agrupamento sugeriu, realçando que a escola não deve ter esse papel social, que a autarquia disponibilizasse os autocarros habitualmente utilizados para essa actividade, de modo a possibilitar a ida à praia aos fins de semana, por parte de pais e alunos. Uma sugestão que será tida em linha de conta pela Associação de Pais que, face a esta posição irredutível dos docentes, vai agora encetar esforços no sentido de organizar ela própria algumas das actividades canceladas pelos professores.