quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Remodelação da Escola Secundária ainda com data incerta. Autarquia sem respostas do Ministério

PAREDES DE COURA

Remodelação da Escola Secundária ainda com data incerta. Autarquia sem respostas do Ministério

2013-01-23 / 08:27 / Rádio Vale do Minho

Apesar dos sucessivos telefonemas e envio de ofícios, a Câmara Municipal de Paredes de Coura continua à espera de uma resposta do Ministério da Educação, quanto ao avanço das obras de remodelação da Escola Secundária.
Com 27 anos de existência, o edifício não tem atualmente as condições adequadas para responder às necessidades dos cerca de 500 alunos inscritos. Uma reivindicação antiga do município que está prevista, há alguns anos, no conjunto de obras a executar pela Parque Escolar, entretanto com atividade suspensa.
Os trabalhos estão aprovados, mas os atrasos no desbloqueamento de verbas para sua execução está a deixar a autarquia “desesperada” perante a incerteza de ‘timings’.
A vereadora da educação explica que a tutela colocou a obra no topo das prioridades, mas sem qualquer calendarização.
Alexandra Marinheiro recorda que, na altura da transferência de competências para as autarquias, o ministério comprometeu-se a avançar com essa remodelação “de fundo”.
Perante todo este impasse, a responsável pela educação do concelho ironiza dizendo que se o processo continuar a arrastar, “mais vale construir uma estrutura de raíz”.
Existe uma lista infindável de carências, entre elas o facto de chover em muitas das salas e na cozinha, os corredores de passagem entre os pavilhões estão num grau de destruição “assustador”, as casas de banho são inadequadas e insuficientes e a cozinha já não responde às exigências atuais para o serviço.
Mesmo perante estas condicionantes, Alexandra Marinheiro garante que, “para já”, não há riscos para a comunidade escolar, mas as condições são “desagradáveis”.
Recorde-se que, em Outubro de 2011, aquando a inauguração de três jardins-de-infância no concelho, o secretário de Estado da Educação reconheceu a necessidade de obras na Escola Secundária, classificando-as de “prioritárias”.
Criada em 2007, a Parque Escolar tinha como objetivo a modernização, até 2015, de 332 escolas.
Todas as escolas do país foram agrupadas em quatro grandes fases de intervenção. No distrito de Viana do Castelo, a Escola Secundária de Monserrate ficou na fase 2, a Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo e a Escola Secundária de Ponte de Lima na fase 3, todas as outras, entre elas a de Paredes de Coura, ficaram na fase 4.
No último Conselho Municipal de Educação, a 26 de Setembro de 2012, as autoridades competentes deram o seu aval no sentido de avançar com as obras na escola. Resta, agora, ao executivo continua à espera de uma resposta às solicitações enviadas à tutela para saber para quando o início dos trabalhos.